segunda-feira, 27 de maio de 2013

Liga Europeia

FC Porto procura terceiro título europeu, Benfica sonha com a sua primeira vez

Numa prova dominada pelas equipas espanholas que venceram 42 edições da Liga dos Campeões – actualmente Liga Europeia -, duas equipas portuguesas sonham com o título de 2013 num palco que nunca acolheu a prestigiada competição. É com o Dragão Caixa, nova casa do FC Porto Império Bonança desde 2009, que a Liga Europeia volta à cidade Invicta, sede da fase final da prova em 2000 no icónico Pavilhão Rosa Mota que há 13 anos encheu com cinco mil espectadores para ver o Barcelona festejar um dos seus 19 títulos europeus. Mais de uma década decorrida sobre o festejo catalão, o Barça tenta chegar a duas mãos cheias de títulos, de novo, na cidade em que o FC Porto é o maior emblema e que tudo fará para travar os propósitos da equipa agora treinada por Ricard Muñoz, após a saída de Gabi Cairo.
Galvanizado pelo título nacional conquistado no passado dia 18 de maio, em casa, frente ao rival Benfica, e moralizado por se apresentado diante do seu público, o FC Porto Império Bonança de Tó Neves tem tudo para reeditar 1986 e 1990, anos em que se sagrou campeão europeu, contribuindo para os quatro títulos europeus ganhos por equipas lusas (Sporting, 1977; Barcelos, 1991).
Na segunda meia final, o FC Porto Império Bonança defronta o Valdagno (18h00), equipa italiana que luta pelo título do seu país, e que marca o regresso do internacional espanhol Pedro Gil a uma casa onde já foi campeão português. Trata-se de um adversário que tem colocado problemas ao FC Porto nas últimas duas épocas, mas os portistas acreditam que chegou a hora de inverter a situação, especialmente motivados pela presença certa do seu carismático presidente Pinto da Costa e de uma claque implacável chamada Superdragões.
Na primeira meia-final, o Benfica defronta o Barcelona (15h00) num pavilhão em que muitos dos adeptos locais torcerão – a julgar pela rivalidade FC Porto/Benfica – pela equipa espanhola. O ambiente não será favorável à equipa de Lisboa que nunca venceu a Liga Europeia. Depois da derrota no Dragão Caixa para o campeonato português, o Benfica poderá ainda não ter afastado os seus fantasmas, mas a ambição pode ser uma forma de superação. Uma final cem por cento portuguesa seria um acontecimento histórico para o hóquei nacional. Nesta 47ª edição da Liga Europeia, se o Benfica procura procura uma conquista inédita, o FC Porto tem uma oportunidade  de se sagrar campeão europeu em casa, o que nunca aconteceu, já que em 1986 fez a festa em Novara (Itália) e em 1990 conquistou a prova em Noia (Espanha). O Dragão Caixa leva pouco mais de duas mil pessoas e nos jogos grandes costuma encher. Os bilhetes estão à venda e custam entre 10 e 7,5 euros. Um passe para assistir a todos os jogos custa 25 euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário